O método de chão é considerado a origem do processo de churrasquear. Os espetos utilizados neste tipo de churrasco devem ser largos, compridos, com pontas finas e resistente o suficiente para suportar o peso da costela inteira (de 5 a 8kg, serve cerca de 15 pessoas). Existem duas maneiras de preparar a costela no fogo de chão: no braseiro de lenha ou de carvão.
Modo de fazer, no braseiro de lenha:
1. Em primeiro lugar, este braseiro deve ser feito sobre piso de terra.
2. Para fazer a fogueira, intercale pedaços de lenha, 2 na horizontal depois 2 na vertical sobre os anteriores, formando um quadrado.
Repita a operação até que a pilha atinja aproximadamente 1 metro de altura. Acenda a fogueira e espere formar o braseiro.
3. Polvilhe sal grosso por toda a costela, coloque os espetos fincados no chão com a parte do osso voltada de frente para o braseiro, a uma distância aproximada de 50 cm. Observe a direção do vento, que deverá ficar contra o braseiro.
4. Após 2 horas, vire o lado do matambre e da gordura para o braseiro, deixando-o churrasquear por mais 2 horas.
Modo de fazer, no braseiro de carvão:
1. Faça um buraco no chão de 50 cm de profundidade. Forme, então, um bom e forte braseiro nesse buraco.
2. Polvilhe sal grosso por toda a costela, coloque espetos fincados no chão com a parte do osso voltada de frente para o braseiro, a uma distância aproximada de 50 cm.
3. Asse por 4 a 5 horas, virando constantemente. Quando o osso começar a soltar da carne, a costela está pronta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário