Visite-nos no Google+

Pesquisar este blog

Dicas para churrasco

Escolhendo a churrasqueira.:


Mais do que aparência, o importante quando se pensa em construir uma churrasqueira é sua localização. Como o churrasco é uma refeição de longa duração, que reúne muitas pessoas e geralmente é preparado pelo anfitrião, a churrasqueira deve estar localizada num recanto agradável e confortável da casa, onde todos possam ficar juntos. Para a construção de uma churrasqueira deve-se escolher um local fresco, de preferência coberto. O ideal é que haja ao lado uma bancada de trabalho e uma pia com água corrente.

Na sua construção podem-se utilizar blocos de pedra ou tijolos aparentes, que devem ser especiais para evitar ressecamento e rachaduras.

É recomendável que esse trabalho seja executado por pessoas especializadas, pois há inúmeros detalhes técnicos que precisam ser observados na construção de uma churrasqueira. Se não dispuser de espaço para construir uma churrasqueira de alvenaria, como num apartamento, por exemplo, escolha uma churrasqueira elétrica que seja adequada às condições existentes.Nesse caso, uma peça simples, apenas para grelhar, pode ser satisfatória. No entanto, para fazer todos tipos de churrasco, é essencial contar com uma churrasqueira completa.

A seguir, veja alguns modelos de grelhas. Recomenda-se que a distância entre o fundo da churrasqueira, onde vai o carvão, e a grelha seja de 15 cm.       


   Grelha com tela inox          
           Grelha plana
                             Grelha dobrável

Acendimento do braseiro

É muito importante na formação do braseiro, utilizar apenas carvão de boa qualidade, bem seco e em pedaços grandes, pois os pequenos ficam mais compactados, impedindo a circulação do ar; além disso, produzem mais cinzas.
Acenda o carvão uma hora e meia a duas horas (ou até mais, dependendo da temperatura e umidade do ar) antes de começar a servir os tira-gostos e a preparar o churrasco propiamente dito. Assim, haverá tempo suficiente para a queima do carvão, a formação das brasas eo aquecimento da churrasqueira e da grelha.
É muito simples acender carvão. Existem três métodos mais utilizados.:

1. Acendedor de churrasqueira
-encontrado em lojas especializadas.
2. Acendimento tradicional
a. Embeba em álcool um pedaço de pão, de preferência amanhecido;
b. Coloque-o dentro de um pequeno monte de carvão e cubra-o com mais carvão;
c. jogue um pouco mais de álcool sobre esse monte e depois ponha fogo.
3. Acendimento pelo sistema vulcão
a. Enrole em volta de um objeto cilíndrico (uma lata,um vidro, uma garrafa...) várias tiras de papel (jornal ou da própia embalagem vazia do carvão), tomando cuidado de não fechar a parte superior ou a inferior do objeto;
b. após enrolar uma camada espessa de papel, retire o objeto do centro, formando assim um canudo de papel; coloque esse canudo de papel no centro da churrasqueira e envolva-o com carvão, por dentro e por fora;
c. em seguida, ponha fogo no canudo.

Dicas de segurança
  • Mantenha a churrasqueira num local bem arejado, mas abrigado do vento, e bem distante de produtos inflamáveis.
  • Certifique-se de que a churrasqueira está apoiada sobre uma superfície firme, antes de acender o fogo.
  • Não tente apressar o fogo - alguns tipos de carvão podem levar muito tempo para dar o calor necessário. Nunca despeje líquidos inflamáveis diretamente sobre o braseiro.
  • Espere que o carvão queime totalmente, liberando toda a fumaça inicial que dá cheiro e gosto ruim às carnes. Quando se formar o braseiro, você pode começar a assar o churrasco.
  • Conserve os alimentos perecíveis na geladeira até a hora de assar, especialmente em dias quentes.
  • Verifique sempre se alimentos como hambúrgueres, lingüiças , carne de porco e aves estão completamente assados - não deve haver o menor vestígio de sangue nos sucos do cozimento.
  • Jamais use mesmos utensílios para ingredientes crus e cozidos.
  • Os pingos de gordura que caem no braseiro formam labaredas, que podem queimar a carne. Por isso, sugerimos colocar a carne a 50-60 cm do braseiro: essa distância permite que o calor chegue à carne e, ao mesmo tempo, que esta fique fora do alcance das labaredas.
  • Nunca jogue água no braseiro quando estiver churrasqueando.
  • Para virar, pegar ou temperar use sempre utensílios com cabos compridos.
  • Use luvas térmicas para proteger as mãos.
  • Tenha sempre um estojo de primeiros socorros à mão. Se alguém se queimar, coloque o ferimento sob água corrente.
  • Não permita que joguem guardanapos de papel usados,cinza ou tocos de cigarro no braseiro. Churrasqueira não é lixeira, e o cheiro desses resíduos quando queimados pode afetar o sabor da carne.
  • Mantenha crianças e animais bem longe da churrasqueira.

Tipos de carnes
Existem, de maneira geral, três tipos de carne: a fresca resfriada, a maturada e a congelada. A fresca resfriada é a carne do animal abatido no frigorífico, que foi desossada, processada e distribuída em seguida.
A carne maturada, logo após o processamento no frigorífico, é embalada a vácuo e permanece 
em câmara frigorífica à temperatura de 4c durante quinze dias - esse período no frio rompe as fibras dos músculos tornando a carne mais macia.
A carne congelada foi processada na safra (estação de chuvas, quando a pastagens estão verdes, proporcionando a engorda dos animais e gerando uma maior produção) e congelada para ser distribuída durante a entressafra.
Para descongelar, coloque a carne na geladeira por 12 horas. Retire a carne da geladeira e deixe-a atingir a temperatura ambiente durante 2 a 3 horas, mantendo-a coberta.
Se tiver pressa, coloque a carne, bem embalada, numa vasilha com água na temperatura ambiente (a carne nunca deve entrar em contato direto com a água), trocando a água algumas vezes.



O sabor do churrasco

Para fazer um bom churrasco existem três fatores fundamentais: a qualidade da carne, a quantidade de sal e o ponto de assar. A carne de qualidade deve ser de boa procedência,macia e apresentar cor vermelha brilhante.
O tempero básico do churrasco é o sal grosso. Cada parte do boi tem uma determinada estrutura, o que faz com que o seu sabor varie.
Assim, cada parte do boi tem seu sabor próprio. A salmoura não deve ser utilizada, pois a água muda o pH da carne e, juntamente com sal fino, causa o enrijecimento das fibras endurecendo a carne. Existem uma grande diversidade de temperos para variar o sabor do churrasco, que podem ser usados em marinadas ou para pincelar a carne enquanto assa. 
O ponto da carne depende do gosto dos convidados, mas geralmente sao três: malpassado, ao ponto e bem-passado.
A maioria das pessoas prefere carne ao ponto. Mas esse "ao ponto" também pode ser dividido em três: ao ponto propriamente dito, ao ponto para o malpassado e ao ponto para bem-passado.

Modos de temperar
Existem três maneiras de temperar a carne para o churrasco: com o sal grosso, as marinadas, e os temperos para pincelar. O sal grosso, considerado o método mais tradicional - e, dizem os churrasqueiros, o mais correto - é colocado na hora em que a carne vai para o fogo. As marinadas são temperos em que a carne fica de molho de um dia para o outro, tomando gosto. E os temperos para pincelar são misturas de ervas com sal e outros condimentos que o churrasqueiro vai pincelando durante o cozimento.

Salgamento
O sal usado no churrasco é sempre o sal grosso. O ideal é salgar as carnes pouco antes de colocá-las no braseiro. Esfregue o sal em todos os lados da peça.
A quantidade de sal a ser usada depende do gosto, mas deve-se colocá-lo aos poucos e testar até descobrir a quantidade ideal. Em peças grandes, pode-se ser mais generoso, pois o sal grosso não penetra na carne, apenas o caldo do sal dá o equilíbrio.
Quando a peça ficar pronta, ainda na churrasqueira, bata com a lateral da faca para retirar o excesso de sal, caso contrário ficará salgada demais. Quando a carne for para a grelha já cortada, é preciso dosar o sal cuidadosamente. Nunca use sal refinado, pois ele deixa a carne dura, seca e salgada demais.

Veja também:
Picanha recheada no avesso
Receita de provoleta


   



               
                                       



            
          





Um comentário:

  1. Para acender carvão:
    Tecnica da Bucha de papel:- Enrole entre dois dedos indicadores o papel higienico de forma irregular até formar um tubo frouxo [+- 10 voltas]. Aperte um dos lados entre os dedos e ficará parecendo uma flôr. Despeje um fio de oleo de soja, dando varias volta nesta flor, até que ela esteja embebida no oleo, mas sem escorrer. Coloque grandes pedaçõs de carvão na churrasqueira, deixando um buraco no meio. Acenda a Flor e coloque-a no meio do carvão. - ela queimará por muitos minutos e produzirá uma chama forte- não deixa gosto na carne e não tem perigo de explosão. Faço isso há muitos anos e garanto que é o melhor opção. Gerson MAGNANI

    ResponderExcluir